Eleições para a Assembleia da República 2024

Se está recenseado no estrangeiro, pode exercer o seu direito de voto por duas vias: postal ✉(que é a opção por defeito) ou presencial (por opção a manifestar).

Se pretender exercer o seu direito de voto presencialmente, deve deslocar-se à Comissão Recenseadora – a Secção Consular da Embaixada de Portugal em Bissau – até ao dia 9 de janeiro de 2024 para manifestar essa intenção.

Caso contrário, o voto será exercido por via postal, estando esta opção sujeita às condicionantes e vicissitudes conhecidas (ex.º: não existindo distribuição de correspondência no país, implicando deslocações presenciais à central dos correios).

Todos os eleitores recenseados podem consultar a morada que consta no recenseamento eleitoral em www.recenseamento.mai.gov.pt ou em www.portaldoeleitor.pt (utilizando a Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão + PIN).

Se é residente no estrangeiro, tem cartão de cidadão e mudou de residência, deve:
- alterar e confirmar a morada associada ao cartão de cidadão antes de 9 de janeiro de 2024;
- a alteração da morada deve ser realizada preferencialmente online, no portal ePortugal (https://eportugal.gov.pt/), utilizando a Chave Móvel Digital ou o Cartão de Cidadão.

Nota: devido às condicionantes postais referidas, a alteração de morada poderá apenas ser efetivada (para os cidadãos residentes na Guiné-Bissau) através da emissão de um novo cartão do cidadão, o que implicará o agendamento desse ato consular através da plataforma https://agendamentosonline.mne.gov.pt/.

  • Partilhe